G4-34
A estrutura de governança do Grupo Abril é adequada à condução de suas empresas orientadas pelas Melhores Práticas de Governança, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Cada empresa do Grupo possui estrutura própria, incluindo a composição dos órgãos de gestão e governança, conforme apresentado a seguir:

Grupo Abril

Conselho de Administração formado por membros da família Civita.

Conselho de Administração

Presidente: Giancarlo Francesco Civita
Membros: Roberta Anamaria Civita e Victor Civita Neto

Grupo Abril

Presidente: Walter Longo

Editora Abril

Diretora Editorial: Alecsandra Zapparoli
Diretor de Operações: Fabio Gallo

Gráfica Abril Print

Diretor Superintendente: Eduardo Costa

Total Express

Presidente: Claudio Prado

Fundação Victor Civita

Presidente do Conselho: Victor Civita Neto

Gestão de Riscos

G4-41, G4-56, G4-SO3, G4-SO4, G4-So5
Os processos do Grupo Abril são mapeados de acordo com a probabilidade de riscos com impacto negativo ao negócio: financeiros, operacionais, regulatórios, socioambientais, reputacionais, de governança. A partir deste mapeamento são realizadas análises e classificações (em alto, médio e baixo).

Cada risco tem, então, um plano de monitoramento implementado (indicador, teste de compliance ou de auditoria), que é realizado periodicamente para garantir sua mitigação.

Riscos de corrupção

Para garantir a atuação ética, valor fundamental do Grupo, os riscos de corrupção são mapeados e monitorados a partir da identificação de processos e atividades que possuem relacionamentos com órgãos públicos.

O Grupo Abril tem uma Política Anticorrupção formalmente estabelecida desde 2014, comunicada a todo o público interno e fornecedores, e um código de ética que, além do combate à corrupção, dispõe sobre assédio, fraudes e conflitos de interesse.

Ao longo de 2014 e 2015 foi também implementado programa de compliance, para garantir o atendimento à Lei Anticorrupção, que determina os controles e políticas para prevenir atividades ilícitas e conflitos de interesse na contratação de terceiros, pagamento de comissão e bônus, patrocínio e doações financeiras, concessão de licenças ou certificados emitidos pelo governo, vendas governamentais e concessão de hospitalidades e brindes.

Possíveis denúncias podem ser feitas pelo e-mail codigodeconduta@abril.com.br ou telefone 0800-772 2745 por meio de uma empresa independente do Grupo contratada para esse fim. Cabe a ela uma análise inicial e o encaminhamento dos casos para Diretoria de Auditoria dar o tratamento necessário.

O Grupo Abril apoia o combate à corrupção e endossa em sua atividade empresarial a ética e a gestão atenta, mitigando riscos de corrupção. Para isso, participa do Instituto de Compliance Brasil, entidade que tem como objetivo promover a cultura de Compliance, incluindo práticas Anticorrupção, e do Grupo temático anticorrupção da Rede Brasileira do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).