Mensagem da Liderança

G4-1
O ano de 2015 marcou grandes transformações no Grupo Abril. Com um time comprometido, fizemos mudanças estratégicas em nossos processos e práticas, principalmente no jeito de operar a produção de conteúdo e o relacionamento com o mercado.

Passamos a oferecer de maneira inovadora o alcance e o enorme potencial de engajamento de nossas marcas. Unificamos a estrutura comercial de toda a Editora Abril para levar aos nossos clientes soluções exclusivas, criadas por especialistas em cada negócio e setor, para gerar ainda mais interação com os leitores em diferentes plataformas e publicações.

Criamos o Estúdio ABC – Abril Branded Content e o ABD – Abril Big Data. O primeiro produz, de forma pioneira, conteúdos customizados para marcas com a qualidade da Editora Abril. O ABD, por sua vez, permite desenhar estratégias segmentadas, por meio da inteligência do nosso banco de dados - o maior do Brasil, com cerca de 40 milhões de nomes.

Nos outros negócios nos quais atuamos também seguimos evoluindo. Redirecionamos a produção do nosso parque gráfico para os equipamentos mais modernos e eficientes, obtendo assim ganhos de eficiência e de tempo de ocupação das máquinas da gráfica Abril Print.

A DGB, nossa holding de logística e distribuição, segue em expansão e adota o nome Total Express em todas as suas operações para ter uma presença mais forte e estratégica no mercado, com mais sinergia entre as operações e melhores resultados. Para suportar esse crescimento e garantir a captura de novas oportunidades, buscamos iniciativas para integrar, automatizar e otimizar processos na operação, aumentando nossa agilidade e eficiência.

Os efeitos positivos desse intenso processo de transformação - e seu potencial de trazer maior competitividade para o Grupo - já começaram a ser sentidos ao final de 2015. A confiança no modelo de negócio e na estrutura que o coloca em prática também apoiou positivamente a gestão econômico-financeira do Grupo, que reperfilou sua dívida – alongando o prazo e dando mais conforto à execução do planejamento estratégico – e recebeu aporte de R$ 450 milhões de seu acionista majoritário.

Além da sustentação econômica, essencial, também seguimos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade e do país, considerando em todos os aspectos do negócio nosso compromisso com o Pacto Global e os 10 princípios relacionados à promoção dos direitos humanos, com o combate à corrupção, o respeito às relações de trabalho e ao meio ambiente.

Entramos 2016 confiantes e otimistas, preparados para trabalhar intensamente no progresso contínuo do nosso jeito de fazer negócio e, ao mesmo tempo, aproveitando os preciosos ativos da nossa tradição de décadas – a credibilidade, a liderança, a competência, o conhecimento e a equipe altamente envolvida e preparada. São eles que nos dão a capacidade de seguir evoluindo e gerando valor para a sociedade e aos nossos colaboradores, acionistas, clientes e fornecedores.

Giancarlo Civita
Presidente do Conselho de Administração - Grupo Abril