Pessoas que fazem a Abril

Time de profissionais

G4-9, G4-10, G4-LA1
A força do Grupo Abril está baseada em seus funcionários e em um modelo de gestão que inclui a valorização das pessoas e o trabalho em equipe.

Os profissionais que fazem parte do negócio - 4771 colaboradores próprios e 1508 terceirizados ao final de 2015 -, têm sido um importante ativo da Abril, engajados na construção estratégica do futuro das empresas do Grupo.

Abril Mídia (Editora Abril + gráfica Abril Print)

Total Express

Treinamento

G4-LA9
Alinhada à sua nova estratégia comercial, em 2015, a Editora Abril fez um grande investimento no desenvolvimento dos profissionais de publicidade, com treinamentos em conceitos e ferramentas digitais, vendas consultivas, negociação e liderança. Os colaboradores de perfil editorial também passaram por capacitação digital, acompanhando a ampliação da presença das publicações nas diferentes mídias e plataformas.

A Total Express oferece programas de treinamento interno para seus funcionários. No Compartilhe+, profissionais mais experientes compartilham conhecimentos com o restante da equipe de forma estruturada. Outro programa, o Trilha de Conhecimento Operacional, conta com uma equipe de funcionários para ensinar, acompanhar e desenvolver os profissionais da operação, garantindo que as rotinas sejam realizadas de forma padronizada e com índices de qualidade cada vez mais altos.

Em 2015 foi iniciado o ciclo de treinamentos sobre a Lei Anticorrupção. A área de Auditoria Interna trabalhou em conjunto com a área de Recursos Humanos para capacitar todos os funcionários das empresas do Grupo, presencial e virtualmente, para as determinações da lei.

Veja abaixo as tabelas com a média de horas de treinamento por funcionários dos negócios do Grupo.

Saúde e segurança

Na rotina da operação, não existem funções com alto risco de doenças ocupacionais. A gestão da prevenção de acidentes de trabalho tem foco maior na operação da gráfica e da logística, em que colaboradores lidam com materiais perigosos e maquinário e, portanto, têm maior risco.

Todos os requisitos legais de gestão e treinamentos relacionados ao tema são cumpridos e, anualmente, é realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), que aborda a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, e campanhas de promoção da saúde.

As ações foram sempre realizadas de forma pontual e abordam questões relacionadas à saúde, como câncer de mama, AIDS e combate à dengue. Um exemplo ocorreu nos meses de outubro e novembro. Além de receber informações, todos os funcionários tiveram isenção da taxa de coparticipação na rede credenciada do plano de saúde. No total, 60 funcionários realizaram os exames nos meses da campanha.

A gráfica Abril Print completou, em 2015, 441 dias sem acidentes, um recorde. Também não foram registrados no período acidentes com afastamentos acima de 15 dias. A área de Saúde e Segurança da Gráfica tem realizado um trabalho de conscientização dos riscos do ambiente de trabalho aos empregados por meio dos Diálogos Semanais de Segurança, em que os funcionários recebem um informativo e são convidados a uma reunião para discutir o tema.

Diversidade

As empresas do Grupo Abril buscam sempre ter pluralidade de perfis e visões em suas equipes administrativas, editoriais e operacionais.

Em relação às pessoas com deficiência, buscamos profissionais para atuação em todas as áreas da empresa, levando em consideração o tipo de deficiência e os requisitos técnicos exigidos para a posição. Respeitamos a cota legal da legislação e acompanhamos este número mensalmente.

Editorialmente, as publicações da Abril aprofundam discussões relacionadas à diversidade, buscando desconstruir preconceitos e estimular um ambiente de respeito na sociedade. Alguns exemplos:

Fonte: Divulgação Grupo Abril

Matéria de capa da revista NOVA ESCOLA, edição 279, lançada em fevereiro de 2015, discutindo questões sobre educação e direitos humanos.

Fonte: Divulgação Grupo Abril

Equipe de ELLE na edição que marcou os 27 anos do título.
  • CLAUDIA: A publicação traz a discussão sobre a igualdade de salários entre homens e mulheres.

Fonte: CAPRICHO

TV CAPRICHO discutindo diversos temas relacionados ao empoderamento das mulheres na sociedade.

Cadeia de fornecedores

G4-12
O fortalecimento de seus relacionamentos e o desenvolvimento de ações conjuntas com fornecedores e parceiros fazem parte da atuação da área de Suprimentos, com o objetivo de garantir sua atuação em linha com os princípios e valores das empresas do Grupo Abril.

Na Editora e na Gráfica, a cadeia de fornecedores é formada por cerca de 350 diretos, sendo cerca de 70% empresas de pequeno porte, e 1,5 mil indiretos. Ao todo, em 2015, foram gastos R$ 350 milhões com fornecedores de materiais e serviços e US$ 36 milhões com papel, por meio de empresas que obrigatoriamente apresentam certificados florestais atualizados.

Em todos os fornecedores diretos, a companhia avalia o cumprimento da legislação trabalhista e a idoneidade das empresas contratadas. Mensalmente, o Grupo pesquisa a reputação das mesmas junto ao CEIS (Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas) e faz a gestão do seu portfólio de fornecedores.

A Total Express trabalha com uma carteira de 1615 fornecedores de materiais e serviços, todos nacionais. Os de transportes são os mais críticos e exigem um processo de homologação mais rigoroso, com base em critérios trabalhistas e socioambientais, incluindo a apresentação de certificados. Um exemplo a ser citado é a lei 12.619, de 30 de abril de 2012, que regulamenta a prestação de serviços dos motoristas.

Relacionamentos no setor

G4-16
O Grupo participa de diferentes associações setoriais e técnicas relacionadas ao seu negócio para contribuir com os debates, a construção de boas práticas e a evolução do mercado no qual se insere.

Organizações setoriais
  • American Chamber of Commerce (Amcham)
  • Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)
  • Instituto Verificador de Circulação (IVC)
  • Fédération Internacionale de La Presse Périodique (FIPP)
  • Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)
  • Associação Brasileira de Internet (ABRANET)

Gráfica
  • Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF)
  • Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG)
  • Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset (ABRO)

Logística
  • Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)
  • Sindicato das Empresas de Transporte de SP (Setcesp)

Marketing
  • Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD)

Publicidade
  • Associação dos Profissionais de Propaganda (APP)
  • Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP)
  • Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR)
  • Associação de Mídia Interativa (IAB Brasil)
O Grupo Abril também busca contribuir com ações sociais e de desenvolvimento sustentável em parceria com diversas entidades:
G4-15
Desenvolvimento Sustentável
  • Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)
  • Childhood Brasil pela Proteção da Infância